TRAUMATISMO DENTAL

O QUE O TRAUMA CAUSA NO DENTE

As sequelas do trauma podem variar desde uma trinca no esmalte do dente, passando por fratura da coroa, fratura da raiz, luxação do dente, e até mesmo a saída total do dente do alvéolo, chamado de avulsão. Quanto mais severo for o trauma, maiores serão as consequências para o dente, e em muitas vezes poderá ocorrer a perda definitiva.

O QUE FAZER QUANDO HOUVER A FRATURA DA COROA DENTAL

A principal recomendação é tentar avaliar o que ocorreu, se houve corte no lábio ou gengiva, e também observar que tipo de dano ocorreu na coroa do dente. Se constatar que houve fratura da coroa procure achar o fragmento, pois poderá ser colado. Guarde-o em um recipiente com água e procure o especialista. Em virtude da fratura, o dente poderá tornar-se sensível aos estímulos de frio, calor, doce e ao ato de escovar o dente. Quanto antes procurar ajuda profissional, menores serão as consequências. Se a fratura causar exposição da polpa, será recomendado o tratamento de canal.

O QUE FAZER SE O DENTE FICAR AMOLECIDO POR CAUSA DO TRAUMA

O amolecimento do dente após acidente significa que houve comprometimento das estruturas que ligam o dente ao osso (alvéolo), ou seja, ocorreu rompimento de parte das fibras do ligamento periodontal. O dente pode ter sido deslocado para frente, em direção ao palato, para fora ou para dentro do alvéolo. Neste caso, tente, cuidadosamente reposicionar o dente no local original com uma leve pressão sobre ele. Caso não consiga, procure imediatamente a ajuda profissional de um especialista. Ele irá reposicionar o dente e realizar uma imobilização a qual deverá permanecer em torno de 15 a 20 dias, com a finalidade de evitar que o dente movimente-se. Após este período a imobilização será removida, e o especialista irá realizar testes no dente para avaliar se houve o comprometimento da polpa. Caso constate algum problema, será realizado o tratamento de canal. Se houver danos maiores nas estruturas da face, o encaminhamento a um pronto socorro será o mais prudente.

O QUE FAZER QUANDO O DENTE SAIR TOTALMENTE DO ALVÉOLO (Avulsão)

Provavelmente esta seja uma das consequências mais danosas do trauma dental, pois foi rompido totalmente as fibras que unem o dente ao osso (alvéolo), e o dente é expulso do seu local. Geralmente ocorre sangramento pelo rompimento das fibras e vasos sanguíneos. Procure manter-se calmo, analisar se houve algum dano maior nos lábios e gengiva. Lave o local com água corrente e localize o dente; é muito importante. Assim que localizá-lo, coloque-o submerso em um recipiente contendo leite, e não água. Nenhuma água serve, nem mesmo mineral. Gatorade também não serve, somente leite. Assim que se acalmar, procure o especialista o mais breve possível, pois o dente tem que ser reimplantado. Quanto menor o tempo que o dente ficar fora do alvéolo, e menor a desidratação, maiores serão as chances de sucesso. Existe um tempo máximo de até 4 horas que o dente pode permanecer imerso no leite antes de ser reimplantado. Após este período, os danos se intensificam, e podem comprometer o futuro de dente. Se o dente ficar sem nenhum meio adequado para mantê-lo hidratado, as fibras do ligamento periodontal irão ressecar e morrer. Se alguém que esteja no local do acidente, ou você mesmo puder recolocar o dente no alvéolo, melhor ainda. Neste caso lave-o em água corrente ou mineral para remover alguma sujeira e reimplante, de maneira lenta até sentir que esteja na posição. Em qualquer uma das situações, procure um especialista, que ele irá realizar uma imobilização no dente reimplantado. A imobilização deverá ser mantido por um período de aproximadamente 10 a 20 dias, e em 100% das vezes o canal tem que ser tratado, mas com uma conduta diferente dos tratamentos convencionais. O especialista está apto para orientar qual a melhor recomendação para o caso. Dependendo de como o dente foi manuseado após a avulsão e de como foi mantido, poderá aparecer reabsorção radicular após o reimplante. Neste caso, o dente poderá ser perdido.